22.2.14

Resenha: Quem é Você Alasca?

Quem é Você, Alasca?Looking for Alasca
Autor: John Green
Ano: 2010
Páginas: 226
Editora: Martins Fontes
Classificação: 12345
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
 Sim, esse foi um dos melhores livros que já li em minha vida. Embora eu continue a achar que o John Green não é o melhor escritor do século, passei a ter a visão de que ele pode estar entre os 10 melhores. Quando comecei a ler confesso que achei o enredo um pouco clichê. O livro é narrado por um menino chamado Miles Halter, sem vida social que lê biografias apenas para saber quais foram as últimas palavras de pessoas célebres, ou nem tanto. Então ele vai para um colégio interno e lá descobre os prazeres da vida. Só que o que vai além disso é o que faz o livro ficar surpreendente. 
Mas que diabos significa “instantâneo”? Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo.
O livro é dividido no antes e no depois. Nos dias "antes" eu fiquei com aquela vontade de saber o que aconteceria, o tal grande fato que muda a vida deles, foi o meu estímulo de leitura para seguir em frente. É importante ressaltar que é um livro com trechos filosóficos, que fazem você se perguntar sobre como sair desse tal labirinto. Quando eu me refiro no comecinho da resenha a "os prazeres da vida", quero me referir ao consumo de algumas drogas lícitas que ocorrem no livro, embora ele seja um menor de idade.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então eu voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.
 Miles quando entra para o colégio interno faz amizades, com o Coronel seu colega de quarto, Takumi, Lara e Alasca, uma garota completamente envolvente pela qual Miles tem uma queda, porém ela é completamente apaixonada pelo seu namorado. Seu nome é esse, pois, seus pais não concordaram com o nome que iam botar nela, então quando fez certa idade deixaram ela mesma escolher, ficou observando o mapa mundi e então decidiu que seu nome seria Alasca. Miles passa a ser chamado de Gordo, pois, seus amigos consideram que seriam um apelido descolado já que ele era um magricelo. Os trotes escolares também estão presentes no livro, mas, nada de muito catastrófico.
O que mais me envolveu na leitura foi a segunda parte, o depois. Eu pensei que após saber o grande acontecimento eu iria me aquietar, mas, não. Queria saber por quais motivos aconteceu e por isso criei em minha mente várias probabilidades para a história. 
Isso é o medo: Perdi uma coisa importante, não consigo achá-la, preciso dela. É o que a pessoa sentiria se perdesse os óculos, fosse até uma óptica e descobrisse que todos os óculos do mundo tinham se acabado e que, agora, ela teria de se virar sem eles.
Confesso que entrei em uma  depressão literária após ler esse livro. Primeiro pelo seu enredo, não é aquele livro que te desabar e sair chorando, mas, é algo triste. Segundo que os trechos levemente filosóficos te fazer se perguntar "Qual será o fim do labirinto?" ou "Onde estará esse talvez?". No entanto gostei bastante do livro.
O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá
 See you in a day or something

Um comentário:

  1. Adorei a resenha!
    Eu comecei a ler em pdf, mas parei quando aconteceu AQUILO, aí eu fiquei revolts e parei ASHAUISHUA Quase no final já, né?
    Mas aí comprei o livro e vou começar de novo :)
    Bjs.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir